Filmes

As Aventuras de Peabody & Sherman

É agradável notar que a linha de animações produzidas pela DreamWorks segue um caminho um pouco diferente das realizadas pela Pixar ou também pela Disney. Desde o primeiro sucesso, com Shrek, franquia que foi dissecada até cair no comum, a empresa dedica-se a estabelecer filmes que não seguem um padrão estipulado minuciosamente, contando histórias mais despretensiosas e prezando pelas referências que atingem os mais velhos.

Com As Aventuras de Peabody & Sherman (Mr. Peabody & Sherman, 2014), o estúdio apresenta uma animação ainda despretensiosa, que não se leva muito a sério (em um bom sentido), mas que também opta por um novo e interessante caminho: ensinar. Não só pelo fato de um dos personagens principais, o elegante e intelectual cão Senhor Peabody, estar a todo instante informando e ensinando o seu filho adotivo, Sherman – e, consequentemente, o público também -, mas pelo próprio filme ilustrar imageticamente cada ensinamento, cada exemplo, através de sua história. Dessa forma, o roteiro entrega aos olhos do público um enredo simples, mas recheado de informações sobre história, ciência, arte e etc, fazendo um papel educativo para os mais novos e aproveitando a deixa para fazer piada de inúmeras situações direcionadas para os mais velhos.

Imagem: DreamWorks Animation, 2014

Imagem: DreamWorks Animation, 2014

Contando com uma duração de 1h30, o filme não se deixa levar por refutações ou reflexões profundas, mesmo que o texto escrito por Craig Wright, em alguns momentos, almeja indicar alguns pontos relevantes como a questão de identidade do menino Sherman; afinal, ele é um humano ou um cão, já que foi adotado por um? Essa questão aparece desde o começo da projeção, quando o garoto é alvo de chacota da irritante e oposta Penny, a garotinha que vai causar problemas para Sherman e Peabody do começo ao fim da história. Essa escolha, porém, não empobrece o filme, fazendo-o ser dinâmico e divertido nos momentos certos, contando com um timing adorável para os momentos de humor – seja ele involuntário ou proposital – e mesclando ficção com fatos históricos de maneira didática (outra vez em um bom sentido) e irreverente. Apesar de uma premissa simplória (a viagem no tempo e suas consequências), o filme, em sua reta final, vai juntando fatos que, em seu clímax, em um primeiro momento, parece não possuir solução, deixando a animação com um bom gosto aventuresco.

Imagem: DreamWorks Animation, 2014

Imagem: DreamWorks Animation, 2014

É falar mais do mesmo quanto à qualidade técnica do longa, que conta com uma arte típica das animações da DreamWorks, mas que se torna mais divertida quando, por exemplo, Peabody explica seus cálculos rápidos e, no mesmo momento, o público pode visualizá-los na tela, sendo expostos através de diagramas animados que saltam com o efeito 3D. Este, inclusive, é um detalhe utilizado de maneira elegante, mas que não é essencial. Assistir ao filme em sua versão 2D não tirará nenhuma diversão, exceto em cenas bem específicas, quando um personagem empunha sua espada contra a tela ou quando há tomadas aéreas.

Imagem: DreamWorks Animation, 2014

Imagem: DreamWorks Animation, 2014

Contando com dois protagonistas cativantes e com uma aventura que garante diversão e conhecimento, As Aventuras de Peabody & Sherman é um bom filme familiar, mas que também agrada crianças e adultos isoladamente, contando com um roteiro redondinho e ótimas cenas de humor. Para quem conferir a versão nacional, o ator Alexandre Borges não fez feio e emprestou sua voz para o cão Peabody com entonação e atuação admiráveis, além de que a distribuidora não realizou invasivas propagandas alardeando o fato de um ator global dublar um personagem da animação, fazendo valer o ingresso da sessão dublada.

Pôster: Midnight Oil, 2014

Pôster: Midnight Oil, 2014

Mr. Peabody & Sherman, dirigido por: Rob Minkoff; escrito por: Craig Wright.

Originalmente com as vozes de: Ty Burrell, Max Charles, Ariel Winter, Stanley Tucci.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s