Filmes, Listas

Os 10 Melhores de 2013

Não faz muito sentido escolher os dez melhores filmes e colocá-los em posições determinadas sendo que, entre todos que vi em 2013, os que se destacaram mais são de gêneros muito distintos: drama, terror, aventura e até biográfico. Então aí vai uma pequena e humilde lista dos dez filmes que mais gostei, com todos lançados aqui no Brasil em 2013, e em ordem alfabética para não sugerir erros e controvérsias de classificação. Bons filmes!

To The Wonder (Pôster)Amor Pleno (To The Wonder, dir.: Terrence Malick, 2012)

Terrence Malick cria obras que não são de fácil assimilação. Sempre prezando pela fotografia, contando suas histórias através de imagens e não de diálogos, a narrativa de Amor Pleno acompanha as idas e vindas de um casal, mostrando suas alegrias, suas discussões, seus momentos de felicidade e os de tristeza. É difícil aguentar as quase duas horas do longa, mas vale a pena o esforço pela recompensa cinematográfica que Malick nos presenteia até o final.

Pôster: Cardinal Communications USABlue Jasmine (Blue Jasmine, dir.: Woody Allen, 2013)

Seguindo com o seu costume de lançar um filme por ano, Woody Allen trouxe em 2013 a história da problemática Jasmine e sua meta de renovação de vida. A protagonista, interpretada magistralmente pela bela e talentosa Cate Blanchett, consegue o feito de ter o carinho do público mesmo sendo uma mulher antipática, egoísta e cheia de problemas. Um ótimo salto na qualidade de Allen depois do mediano Para Roma Com Amor. Você pode conferir a resenha do filme clicando aqui.

Pôster: Le Cercle Noir

A Espuma dos Dias (L’écume des jours, dir.: Michel Gondry, 2013)

Com efeitos especiais às antigas e atuações divertidas, o filme baseado no romance de Boris Vian traz uma história fantasiosa, mas com críticas ácidas e problemáticas atuais. Destaque para os inventivos efeitos em stop motion e para as pernas longas e destoadas dos personagens quando vão dançar, tudo lembrando um bom e velho desenho animado. Leia a resenha do filme aqui.

Gravity (Pôster)

Gravidade (Gravity, dir.: Alfonso Cuarón, 2013)

A agradável surpresa do ano veio com Gravidade. Apesar da história simplória e da economia dos personagens, Cuarón criou uma obra cinematográfica de encher os olhos de qualquer cinéfilo, provando que sabe contar uma história que tem como base uma gama diversa de efeitos visuais e de que sabe fazer uso legítimo do 3D. Acompanhar os minutos desesperadores da astronauta interpretada por Sandra Bullock é testar os nervos do começo ao fim da sessão. Assista quando estiver disposto a encarar o filme!

Pôster: Art Machine

Pôster: Art Machine

Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug, dir.: Peter Jackson, 2013)

Apesar de esticar muito a simples história contada por J. R. R. Tolkien, Peter Jackson parece ter acertado um pouco melhor a mão na segunda parte da trilogia cinematográfica que decidiu fazer para O Hobbit. Vale pagar um ingresso mais caro pra assistir o filme em high frame rate e curtir um 3D menos agressivo aos olhos. Mesmo com Jackson não sabendo utilizar muito bem a ferramenta ainda. Leia a resenha sobre o filme e saiba mais o que significa assisti-lo em 48 quadros por segundo aqui.

Man of Steel (Pôster)

Homem de Aço (Man of Steel, dir.: Zack Snyder, 2013)

Renovando a franquia do Superman, Zack Snyder entregou um filme que passeia pelos problemas da infância e adolescência de Clark Kent, além de criar uma luta entre Superman e o vilão que lembrou muito a pancadaria de Dragonball Z, o desenho. Fôlego retomado para mais filmes, com certeza. Boa atuação de Henry Cavill, além de que, claro, teve uma mãozinha do Tio Nolan pra dar um tapa na franquia.

The Conjuring (Pôster)Invocação do Mal (The Conjuring, dir.: James Wan, 2013)

Há muito tempo um filme de terror não me assustava de verdade. Acostumados a ver mais e mais capítulos de franquias como Atividade Paranormal nos cinemas, James Wan trouxe o verdadeiro terror de volta às telas contando a história de uma família que sofre com possessões, aparições e companhia limitada em sua própria casa. É a velha história dos filmes, mas com um tratamento renovado e sustos que vão fazer você pular, literalmente, da cadeira. Boa sorte se for assistir! Destaque para a ótima atuação de Vera Farmiga e a aparição da horrorosa boneca Annabelle.        

The Hunger Games - Catching Fire (Pôster)

Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, dir.: Francis Lawrence, 2013)

Jennifer Lawrence voltou pra encarnar Katniss Everdeen nos cinemas e provar que merece toda a atenção que recebe por sua atuação. Mais político que o primeiro, Em Chamas mostra o sofrimento de Katniss e Peeta, forçados a jogar novamente os Hunger Games, além de protagonizarem um romance midiático falso para atrair a atenção dos espectadores famintos por sangue. Depois da lamentação sem fim e vazia de cinco filmes d’A Saga Crepúsculo, é um alívio assistir uma franquia voltada para o público jovem que realmente respeita a inteligência de seus espectadores (e também leitores).

Evil Dead (Pôster)A Morte do Demônio (Evil Dead, dir: Fede Alvarez, 2013)

Na onda de remakes hollywoodianos, A Morte do Demônio surpreendeu ao mostrar uma versão repaginada do clássico trash dirigido por Sam Raimi nos anos 80 de forma gráfica, violenta e nada engraçada. O filme deve ser conferido pelos fãs de terror. Aos que não são, é melhor dar um chance quando estiverem bem do estômago…

Renoir (Pôster)

Renoir (Renoir, dir: Gilles Bourdos, 2012)

O filme conta uma parcela da vida do pintor francês Pierre-Auguste Renoir. Estão no longa a relação do pintor com uma de suas musas, a bela Andrée, o problema sério de artrite que torturava o artista e as suas opiniões sobre política, guerra, pintura, arte, entre outras. Destaque máximo para as belas paisagens francesas, vivamente fotografadas. Uma boa pedida para quem gosta de filmes franceses.

Algumas menções: além dos dez principais filmes, vale indicar mais alguns: V/H/S 2, Jobs, Universidade Monstros e Círculo de Fogo.

Boa escolha, boa pipoca e boa sessão!

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s