Filmes

A Vida Secreta de Walter Mitty

Há algum tempo não se via um filme que acompanhava um protagonista solitário e cabisbaixo, incapaz de se declarar para a pessoa amada ou viver qualquer tipo de aventura. Walter Mitty é um personagem assim, com o diferencial de sair do ar a todo momento, se imaginando em situações que vão do mais simples pensamento até a uma cena absurda, como surfar no asfalto das ruas no centro da cidade. As surpresas, então, passam a tomar conta da vida de Walter quando ele resolve ir atrás de um negativo perdido de um rolo de fotografias, e o público acompanha essas surpresas ao longo da pequena grande jornada do protagonista.

Dirigido e protagonizado por Ben Stiller, o filme carrega um clima leve, pontuado por piadas aqui e ali e contando com trechos um pouco absurdos, como já mencionado. Stiller cria um personagem que não se torna memorável com seus feitos e diálogos, mas que possui um certo carisma exatamente por ser um típico solitário e antissocial. O mais interessante é ver sua relação com a mãe e a irmã: esta possui um jeito deslocado e ao mesmo tempo engraçado, enquanto a mãe passa aquela sensação boa de apoio familiar.

Imagem: Twentieth Century Fox, 2013

Imagem: Twentieth Century Fox, 2013

Não perdendo tempo em explicar qual é o motivo para Walter abandonar sua rotina silenciosa e partir para uma viagem agitada, o roteiro deixa um pouco a desejar quando sempre apresenta um personagem disposto, sem qualquer objeção, a ajudar Walter, dando-lhe informações exatas sobre Sean O’Connell, o fotógrafo que procura, e como fazer para chegar até o lugar onde o artista se encontra. E isso acontece em todos os lugares por onde passa (tentar trocar um boneco de borracha que estica os braços por um skate longboard sem saber falar a língua local e ainda conseguir? Oi?). O roteiro, no entanto, passa a confundir de maneira divertida o espectador quando propõe algumas situações inesperadas, fazendo o público desconfiar se aquilo que está acontecendo é realmente aquilo ou se Walter apenas continua a sonhar acordado, algo que o próprio protagonista pergunta, com um humor involuntário, em determinada cena.

A forma como Ben Stiller filma A Vida Secreta de Walter Mitty também merece destaque. Começando com um enquadramento geométrico e se desestabilizando dentro das epifanias de Walter (a cena do surf no asfalto é uma engraçada referência a Matrix, reforçada pela edição e pela trilha sonora), sua forma de enxergar a história só derrapa um pouco quando insiste em mostrar Walter correndo, em câmera lenta, enquanto uma música motivadora toca toda vez que o protagonista está se preparando para dar o próximo passo em sua aventura. As inserções gráficas que repetidamente se dá nas cenas, imitando o layout de uma revista (local de trabalho de Walter, a propósito), não atrapalham o andamento da narrativa, mas em certos momentos tornam-se dispensáveis.

Imagem: Twentieth Century Fox, 2013

Imagem: Twentieth Century Fox, 2013

A Vida Secreta de Walter Mitty mostra que muitas vezes é preciso dar um simples passo pra se aventurar, mas também fantasia, assim como o próprio Walter, quando não reflete que no mundo real dificilmente seria possível conseguir ajuda em algumas situações de risco ou que tudo pode ser simplesmente belo e pacífico. Acerta, no entanto, em uma cena em que Sean O’Connell, interpretado na medida certa por Sean Penn, há horas esperando por um leopardo aparecer na lente de sua câmera, para e apenas observa quando o animal é enquadrado. Seu argumento por perder a imagem rara? “Às vezes eu apenas aproveito o momento”.

Pôster: Midnight Oil Creative

Pôster: Midnight Oil Creative

The Secret Life of Walter Mitty, dirigido por: Ben Stiller; escrito por: Steve Conrad (baseado em um conto de James Thurber).

Com: Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Shirley MacLaine, Adrian Martinez, Adam Scott.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s